Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Ministros da Saúde lançam estratégia comum contra obesidade

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 21/02/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.294



Ministros da Saúde lançam estratégia comum contra obesidade



Os ministros da Saúde de 53 países europeus, entre os quais o português António Correia de Campos, reúnem-se a partir de hoje em Istambul para delinear uma estratégia europeia de luta contra a obesidade.

O encontro, promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que decorre até sexta-feira, visa adoptar uma Carta Europeia de Luta Contra a Obesidade, que constitua uma orientação política da intervenção de cada país europeu nesta matéria.

De acordo com dados da OMS, na Europa um em cada dois adultos e um em cada cinco crianças sofre de excesso de peso.

Um terço destas pessoas são já obesas e os números da incidência da doença têm vindo a aumentar rapidamente.

A epidemia da obesidade provoca um milhão de mortes por ano e a doença é um obstáculo maior ao desenvolvimento económico.

O controlo do crescimento da doença, cada vez mais associada a estilos de vida pouco saudáveis, não foi ainda conseguido em nenhum país, pelo que é necessária uma estratégia de intervenção global, defende a OMS.

A Comissão Europeia é o principal parceiro da OMS na organização do encontro, que conta também com a colaboração da Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês), a Agência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Conselho de Europa e o Banco Mundial.

Em Portugal, segundo o vice-presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, Davide Carvalho, mais de metade da população (52,4%) sofre de excesso de peso ou obesidade.

Portugal e Malta são os dois países da União Europeia com maior taxa de obesidade em crianças com menos de 11 anos, o que faz prever um aumento, a médio prazo, do número global de obesos, o que torna a doença «um dos mais graves problemas de saúde pública do país».



Diário Digital / Lusa

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech