Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 107 Dieta Ortomolecular

Dieta Ortomolecular

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 23/03/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.310

 

O que é a dieta ortomolecular

A dieta ortomolecular, bastante comentada hoje em dia, é parte da ortomolecular, a qual propõe que muitas doenças e problemas de saúde resultam de desequilíbrios químicos ou deficiências de nutrientes, e podem ser prevenidas, tratadas ou curadas ao alcançar o nível ótimo de substâncias como vitaminas, sais minerais, enzimas, antioxidantes, aminoácidos, ácidos graxos essenciais, pró-hormônios, lipotrópicos e fibras alimentares. Desta forma, a dieta ortomolecular procura atingir o nível ideal dessas substâncias e muitas vezes são utilizados suplementos nutricionais.

Prática da dieta ortomolecular

Na prática, a dieta ortomolecular baseia-se bastante em testes laboratoriais sofisticados para vitaminas, sais minerais, hormônios, aminoácidos, microbiologia, função gastrintestinal, etc.

Algumas análises laboratoriais empregadas para a dieta ortomolecular não são aceitas na medicina convencional. A dieta ortomolecular objetiva fornecer, na maior parte das vezes via oral, as quantidades ideais das substâncias normais ao organismo. Mais freqüentemente a definição da quantidade "ideal" dessas substâncias é produto do julgamento do praticante da medicina ortomolecular, que prescreve os nutrientes baseado nos testes, sintomas do paciente e em seu próprio julgamento do que é apropriado.

Suplementos na dieta ortomolecular

Nos primeiros dias da medicina ortomolecular, os suplementos para a dieta geralmente eram de altas doses de um nutriente. Hoje em dia, é mais comum na dieta ortomolecular o uso de muitas substâncias como: aminoácidos, enzimas, hormônios, nutrientes não essenciais, vitaminas, sais minerais, etc. Muitas vezes, a suplementação da dieta é feita com doses altas de vitaminas, bem maiores que o RDA (consumo recomendado aprovado na dieta). As substâncias nutricionais também podem ser administradas com mudanças na dieta, a fim de enfatizar certos alimentos ricos em nutrientes.

 

FONTE: COPACABANA RUNNERS

Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica.

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech