Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Vitaminas, saúde e complexo vitamínico

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 29/03/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.924



Vitaminas, saúde e complexo vitamínico



Qual a importância das vitaminas para a preservação da saúde ?

As vitaminas são substâncias necessárias para o metabolismo no organismo, elas estão presentes nos alimentos do nosso dia-a-dia. A medicina só percebeu a importância desses elementos no início do século 20. Acreditava-se que gorduras, carboidratos, proteínas e alguns sais minerais - principalmente o cálcio - eram tudo o que o homem precisava para se manter sadio. Até que testes de laboratórios revelaram que era necessário bem mais do que isso para viver bem e ter energia. Em não mais de 30 anos, os cientistas identificaram todas as vitaminas que conhecemos hoje.

O corpo humano é capaz de produzir todas as vitaminas que necessita para se manter saudável ?

O corpo humano produz uma quantidade mínima das vitaminas de que precisa para se manter saudável. Para se ter idéia, dos 18 tipos que existem, apenas três são produzidos 'espontaneamente' pelo organismo, ainda assim em escala inferior às próprias necessidades - a D é sintetizada na pele por meio dos raios solares e as B12 e K são 'fabricadas' pela flora intestinal. A maior fonte vem mesmo da natureza, dos alimentos.

Como deve ser feita a suplementação vitamínica ?

Tanto a ausência, quanto as doses exageradas de vitaminas podem causar alterações no organismo. Considerando que cada tipo age sobre uma região ou um órgão, a diminuição na sua ingestão - chamada hipovitaminose - provoca danos, digamos, localizados. No entanto, vale registrar que a deficiência de apenas uma vitamina pode colocar em perigo o corpo todo. Quanto ao excesso – que chamamos de hipervitaminose – dificilmente, ele se dá pelos alimentos, sejam de origem mineral ou vegetal.

Como determinar a quantidade de vitaminas que devem ser suplementadas ?

A determinação da porção diária de vitaminas é adaptada para atender às carências nutricionais dos indivíduos saudáveis de ambos os sexos. Por essa razão, as DRIs (abreviatura da sigla inglesa que significa ingestão dietética de referência, do Instituto de Medicina dos Estados Unidos) mostram desde o consumo adequado de vitaminas até o máximo a ser ingerido, estimados para todas as pessoas que tenham atividade leve - nem sedentária nem pesada - e de acordo com as faixas etárias.

O que é um complexo vitamínico ?

Pelas regras brasileiras é considerado complexo vitamínico o produto que contém em sua fórmula de 25% a 100% da ingestão diária de vitaminas recomendada às pessoas. Aqueles que têm quantidades superiores são registrados como medicamentos. Eles são o conjunto de várias vitaminas em um mesmo comprimido e geralmente provêm de produtos vegetais e animais.




FONTE: Dr. Eduardo Gomes

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech