Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Testes genéticos para prevenção de doenças

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 29/03/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.337



Testes genéticos para prevenção de doenças



O que é o Genovations ?

O Genovations é um teste preditivo genético. O exame revela ao paciente informações sobre sua saúde, por meio de um rastreamento genético, buscando captar uma classe de mutação genética denominada polimorfismo de nucleotídeo simples - conhecida pela sigla SNP - condição em que o portador desses genes mutantes manifesta tendência a desenvolver alguma patologia específica associada aos mesmos genes pesquisados. O Genovations é uma referência no campo da medicina preventiva, pois identifica através da análise do material genético os riscos de doenças de cada paciente e aponta ações para proporcionar-lhe uma vida melhor. A prevenção é baseada na efetividade individual, ou seja, num tratamento personalizado para cada paciente.

Como é realizado o Genovations ?

Utilizando uma pequena amostra de material genético, por meio da coleta de sangue, o exame avalia fragmentos do código genético de cada paciente. A coleta de sangue é realizada no Brasil e enviada para análise no laboratório Genova Diagnostics, localizado em Asheville, nos Estados Unidos. O tempo médio de espera pelo resultado é de 30 dias. O resultado do exame não é enviado para a casa do paciente. É entregue ao médico ou clínica médica. Esta medida propicia ao médico a oportunidade de fazer a leitura e a correta interpretação das informações contidas no laudo de resultados dos exames ao lado do paciente. Após esta análise, o profissional indica a melhor prática terapêutica, baseada nas informações individuais apresentadas.

Como é feita a terapêutica que visa prevenir as doenças genéticas apontadas no exame ?

A prevenção do adoecimento inclui mudanças no estilo de vida do paciente, novas orientações dietéticas e a suplementação vitamínica. Essa é a maneira do Genovations atuar e prevenir doenças genéticas.

Quais os exames disponíveis no Brasil ?

1) Cardio Genomic, que aponta suscetibilidades genéticas para hipercolesterolemia, aterosclerose, obesidade, hipertensão, doenças nas artérias coronarianas, infarto de miocárdio, tromboses, disfunção endotelial e derrame.

2) DetoxiGenomic, que aponta suscetibilidades genéticas para reações adversas a drogas, inúmeros cânceres, desordens neurodegenerativas, desordens de humor, fadiga crônica, fibromialgia e estresse oxidativo.

3) Perfil EstroGenomic, que aponta suscetibilidades genéticas para câncer de mama, osteoporose, aterosclerose, trombose e doenças do coração.

4) Perfil ImmunoGenomic, que aponta suscetibilidades genéticas para asma, doenças auto-imunes, alergias, doenças infecciosas, inflamações ósseas, artrite, doença inflamatória dos ossos, H. pylori, doenças do coração e osteopenia.

5) Perfil NeuroGenomic, que aponta suscetibilidades genéticas para desordens neurodegenerativas, desordens do humor e estresse oxidativo.

6) Perfil OsteoGenomic, que aponta suscetibilidades genéticas para baixa densidade óssea, osteoporose, osteopenia, fraturas relacionadas ao processo de envelhecimento e artrite.

O Genovations está sujeito às mesmas regras de confidencialidade dos prontuários médicos ?

O Genovations é um teste preditivo que assegura a privacidade e a confidencialidade de todas as informações ao paciente. Por este motivo, os resultados dos testes genéticos estão protegidos por um código de segurança que é informado apenas aos médicos, clínicas e hospitais. Estas informações só serão utilizadas internamente pela clínica e estão sujeitas às mesmas normas éticas que os prontuários médicos. Os registros, eletrônicos e impressos serão mantidos sob uma rigorosa política de confidencialidade.




FONTE: Dr. Eduardo Gomes
 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech