Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Obesidade e Síndrome Metabólica

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 31/03/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 2.056



Obesidade e Síndrome Metabólica



Nos últimos anos houve um aumento na incidência de doenças crônicas (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares) e fatores de risco associados (como tabagismo, estresse, sedentarismo e alimentação inadequada), que ocasionaram o aumento da morbidade e da mortalidade da população adulta mundial.

A associação da obesidade às outras patologias crônicas citadas acima é denominada Síndrome Metabólica.

Existem alguns desencontros na definição de Síndrome Metabólica (SM), pois não há uma descrição internacional definitiva. Com isso, cada grupo de pesquisadores segue um conjunto de patologias associadas, de acordo com trabalhos desenvolvidos.

Atualmente, estima-se que 24% da população adulta dos EUA e entre 50 e 60% na população acima de 50 anos possuem Síndrome Metabólica (SM). Algumas projeções indicam que, em 2010, os EUA terão de 50 a 75 milhões, ou mais, americanos com a síndrome.

A prevalência da SM vai depender, em grande parte, da forma como será identificada, uma vez que também há diferenças relacionadas com o sexo, faixa etária, origem étnica e estilo de vida. A SM, como a maioria das síndromes, apresenta vários elementos e nem todos precisam estar expressos em todos os indivíduos.



Consultoria: Dr. Marco Antônio Vívolo, membro do Conselho Científico do site da Sociedade Brasileira de Diabetes / Dra. Ana Claudia Ramalho (Coordenadora do Departamento de Atividade Física da SBD)

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech