Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Gases ativadores do amadurecimento de frutas

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 07/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.580



Gases ativadores do amadurecimento de frutas



Gases são utilizados para controlar o amadurecimento uniforme das frutas. Pode ser utilizada aplicação de um gás que ative as funções metabólicas da fruta e sua ação enzimática.
Os mais utilizados são o etileno, acetileno e o azetil (etil 5).

Etileno (eteno)

O etileno (C2H4) é um subproduto da indústria do petróleo, incolor, quase inodoro e explosivo, e pode ocasionar o amadurecimento em baixas concentrações (1 a 10 ppm). O gás etileno normalmente é aplicado de 2 a 3 vezes, no intervalo de 24 horas. O efeito do etileno é aumentar a respiração, provocando com isso o amadurecimento. O efeito do etileno é maior à medida que se aumenta a dosagem de etileno aplicada.
Há muito tempo já se sabia que esta substância afetava o crescimento de plantas. Mas somente depois do aperfeiçoamento de técnicas sensíveis para a sua detecção e para a medida de sua concentração é que ficou claro que o etileno é um hormônio de plantas.
Em 1864, Girardin mostrou que o gás usado para iluminação que escapava das tubulações causava desfolhação de árvores usadas na arborização de ruas em várias cidades da Alemanha. Em 1901 o fisiologista russo Neljubov mostrou que o etileno era o componente ativo do gás de iluminação que causava tais efeitos na planta. Em 1924, Denny indicou o uso de etileno como agente de amadurecimento de frutos. Em 1934, na Inglaterra, Gane , fazendo experiências com maçãs, provou que as plantas produzem acetileno.

Acetileno (etino)

Acetileno é o nome usualmente empregado para designar o menor e mais importante dos alcinos ou alquinos: o etino ou C2H2.
O acetileno é um gás de odor característico desagradável e, para produzir efeitos semelhantes ao do etileno, precisa ser utilizado numa concentração bem superior.
O efeito na iniciação do amadurecimento é o mesmo quando se utiliza 1000ppm de acetileno e 10ppm de etileno.
O acetileno apresenta como propriedade característica, a capacidade de liberar grandes quantidades de calor durante sua combustão, isto é, durante a reação com oxigênio (O2). Por esse motivo, é muito usado em processos de solda de metais que exigem temperaturas elevadas.
O acetileno é ainda matéria-prima essencial na síntese de muitos compostos orgânicos importantes, como ácido acético, plásticos e mesmo borrachas sintéticas. Através de processos ainda não muito conhecidos, o acetileno também age no processo de amadurecimento de frutas, porém com menor eficiência que o etileno.

Azetil (etil 5)

É uma mistura de 5,5% de etileno e 94,5% de nitrogênio, o que reduz os riscos de explosão. Normalmente á aplicado na proporção de 2% do volume da câmara, independente de estar cheia, sendo que doses maiores não são desejáveis e sim antieconômicas. Em câmaras de isolamento perfeito pode-se aplicar a dosagem de 1,4%. A aplicação também é realizada de 2 a 3 vezes a intervalos de 24hs. Tem sido o mais aplicado em câmaras de climatização.

FONTE: ABINAM e Portal Ambiente Brasil







 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech