Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Deficiência de vitamina B2

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 07/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.070



Deficiência de vitamina B2



A vitamina B2 (riboflavina) é importante em muitos processos celulares, especialmente nos implicados na produção de energia e no metabolismo dos aminoácidos. Boas fontes desta vitamina são os produtos lácteos, a carne, o peixe e as aves. A deficiência de vitamina B2 é pouco freqüente, salvo nas zonas onde a alimentação é formada principalmente por arroz sem casca. Esta deficiência pode surgir nas pessoas que sofrem de alcoolismo, doenças hepáticas ou diarréia crônica.

Os sintomas mais freqüentes são as feridas nas comissuras da boca, seguidas por gretas nos lábios que podem deixar cicatrizes. Caso se desenvolva candidíase (uma infecção por fungos) nessas zonas, podem aparecer manchas branco-acinzentadas. A língua torna-se vermelho-púrpura e gordurosa (saburrosa) e por vezes aparecem manchas na zona que se encontra entre o nariz e os lábios. Em certas ocasiões, crescem vasos sanguíneos no interior da córnea, provocando queixas quando há exposição à luz (fotofobia). Nos homens, inflama-se a pele do escroto.

Os sintomas desaparecem rapidamente quando se trata com suplementos de vitamina B2 até 10 vezes a quantidade diária recomendada.

FONTE: Manual Merck







 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech