Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Deficiência de vitamina B6

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 08/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.088

Deficiência de vitamina B6



Vitamina B6 é um termo genérico que inclui a piridoxina, o piridoxal e a piridoxamina. Estas vitaminas são importantes na catalisação das reações que englobam os aminoácidos nas células do sangue, cérebro e pele. Esta deficiência pode ser o resultado de uma fraca absorção pelo aparelho digestivo ou do uso de medicamentos que esgotam as reservas de vitamina B6 no organismo, incluindo a isoniacida, a hidralacina e a penicilamina.

A deficiência também pode verificar-se em perturbações hereditárias que inibem o metabolismo da vitamina B6; estas perturbações podem causar atraso mental grave, convulsões e uma anemia difícil de corrigir.

A deficiência de vitamina B6 pode causar convulsões nas crianças pequenas e anemia, dermatite, lesões nervosas (neuropatia) e confusão nos adultos. Outros sintomas incluem a língua vermelha, gretas nas comissuras da boca e adormecimento com sensação de formigueiro nas mãos e nos pés.

As análises de sangue podem ser úteis para o diagnóstico. Esta deficiência trata-se com elevadas doses diárias de vitamina B6 (de 10 a 20 vezes a quantidade diária recomendada) até que desapareçam os sintomas. Podem mesmo ser precisas doses mais altas quando a deficiência for causada por uma perturbação hereditária.

FONTE: Manual Merck







 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech