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Deficiência de zinco

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Postado em 08/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

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Deficiência de zinco



O zinco está distribuído amplamente no corpo porque é um componente de mais de 100 enzimas, abrangendo os que são responsáveis pela síntese do ADN e do ARN. Os tecidos que possuem o conteúdo mais alto de zinco são os ossos, o fígado, a próstata e os testículos. A concentração de zinco no sangue depende do seu conteúdo na alimentação. A carne, o fígado, os ovos e os mariscos são fontes ricas de zinco, mas não os cereais.

Os cereais integrais contêm substâncias, como fibras e fosfatos, que inibem a absorção do zinco. Comer argila, habitual em algumas pessoas, inibe a absorção do zinco e provoca uma deficiência do mineral. A acrodermatite enterohepática, uma perturbação hereditária em que o zinco não pode ser absorvido, produz uma deficiência do mesmo.

Os sintomas incluem perda do apetite, queda do cabelo, dermatite, cegueira noturna e alteração do paladar. A atividade dos órgãos da reprodução pode ver-se afetada, o que provoca um atraso do desenvolvimento sexual e, nos homens, uma produção reduzida de esperma. O crescimento também pode ser retardado.

Podem aparecer perturbações do sistema imunitário do corpo e da capacidade de cicatrização das feridas. Nas crianças, os primeiros sinais desta deficiência são o atraso no crescimento, a perda do apetite, a alteração do sabor e o baixo conteúdo de zinco do cabelo.

Para estabelecer o diagnóstico mede-se a concentração de zinco no sangue. O tratamento consiste na administração de suplementos do mineral.

Sintomas de deficiência de Zinco e fontes alimentares

Vamos mostrar os sinais e sintomas das deficiências das principais vitaminas e sais minerais. Estes nutrientes essenciais são necessários para a manutenção de uma excelente saúde e para diminuir o risco de infarto do miocárdio e vários tipos de câncer. Eles fazem parte da matéria prima que nossas células utilizam para fabricar energia, hormônios, anticorpos etc. Você pode saber se está precisando destes nutrientes, anotando o número de sinais e sintomas que está apresentando no momento, e seguindo as tabelas. Se chegar a conclusão da necessidade de uma determinada vitamina ou sal mineral você pode aumentar a ingestão dos alimentos ricos do nutriente deficiente. Oferecemos no site uma tabela de alimentos atualizada, com a quantidade do nutriente que pode estar faltando para você. Se ficar em dúvida consulte um médico. Não tome vitaminas, sais minerais ou qualquer tipo de medicamento sem receita médica.

Vamos mostrar os sinais e sintomas das deficiências das principais vitaminas e sais minerais. Estes nutrientes essenciais são necessários para a manutenção de uma excelente saúde e para diminuir o risco de infarto do miocárdio e vários tipos de câncer. Eles fazem parte da matéria prima que nossas células utilizam para fabricar energia, hormônios, anticorpos etc. Você pode saber se está precisando destes nutrientes, anotando o número de sinais e sintomas que está apresentando no momento, e seguindo as tabelas. Se chegar a conclusão da necessidade de uma determinada vitamina ou sal mineral você pode aumentar a ingestão dos alimentos ricos do nutriente deficiente. Oferecemos no site uma tabela de alimentos atualizada, com a quantidade do nutriente que pode estar faltando para você. Se ficar em dúvida consulte um médico. Não tome vitaminas, sais minerais ou qualquer tipo de medicamento sem receita médica.

Sintomas de deficiência de Zinco e fontes alimentares

1- Humor

a - Irritabilidade
b - Agitação / Hiper atividade
c - Apatia / Letargia / Lassitude

2- S. N. C.

a - Entorpecimento mental / Insensibilidade
b - Mentalmente embotado
c - Diminuição da memória
d - Diminuição da atenção / Concentração
e - Convulsões

3- Neuro – Muscular

a - Fadiga / Cansaço

4- Pele

a - Pele seca / áspera: nas pernas, na região acima dos tornozelos
b - Acne (espinha) no rosto, costas ou nádegas
c - Dificuldade de cicatrização
d - Manchas na pele tipo eczemas
e - Erupção na pele (dermatite, urticária)

5- Cabelos

a - Aumento da queda de cabelos (alopecia)
b - Cabelos são retirados facilmente e sem dor
c - Cabelos secos e quebradiços
d - Cabelos finos e sem vida
e - Calvice precoce

6- Unhas

a - Unhas frágeis e quebradiças
b - Manchas brancas nas unhas

7- Boca – Garganta

a - Diminuição do paladar

8- Olhos

a - Dificuldade de enxergar à noite ou no escuro

9- Ouvido

a - Dificuldade de audição
b - Zumbido, zunido, chiado, tinido é continuo, ininterrupto

10- Nariz

a - Dificuldade de sentir cheiro / perda do olfato

11- Gastro – Intestinal

a - Falta de apetite

12- Intestino

a - Tenho diarréia sem sangue

13- Genital

a - Falta de estímulo sexual
b - SOMENTE PARA HOMENS: A ereção não está como antes

14- Ginecológico

a - Irregularidade menstrual

Se você está apresentando 10 destes sintomas, provavelmente está com deficiência de zinco

Alimentos ricos em Zinco


Alimento ( 100 gramas )
mg medida caseira Peso (g)
Ostra 50 1 porção 50
Fígado de vitela 10 1 bife pequeno 50
Germe de trigo 10 3 colheres de sopa 20
Semente de abóbora 9 1 porção 30
Semente de girassol 7 2 colheres de sopa 15
Noz pecan 7 1 porção 30
Carne de boi 7 1 bife médio 100
Lombo de boi 7 1 fatia grossa 100
Farinha de centeio 5,3 2 colheres de sopa 20
Castanha do Pará 5 1 porção 30
T - bone 5 1 porção 100
Fígado de boi 5 1 bife pequeno 50
Carangueijo 4 1 porção 50
Fígado de galinha 4 8 unidades 50
Soja fermentada 3,3 3 colheres 30
Amêndoas / nozes 3,3 1 porção 30
Lagosta 30 1 porção 10
Frango 2 1 filé médio 100


FONTE: José de Felippe Junior e Váleria Cristina Paschoal - ControlSoft Nutrition 2004 / Manual Merck







 
 
 
 
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