Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 233 Deficincia de Cobre

Deficiência de cobre

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 09/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.068



Deficiência de cobre



O cobre é um componente de uma variedade de enzimas necessário para a produção de energia, a antioxidação, a síntese da hormonal da adrenalina e a formação do tecido conjuntivo. A deficiência de cobre é rara nos indivíduos saudáveis. Surge com maior freqüência nas crianças prematuras ou que estão a recuperar de uma desnutrição grave. As pessoas que recebem alimentação por via endovenosa (parenteral) durante muito tempo correm também o risco de desenvolver uma deficiência de cobre.

A síndrome de Menkes é uma perturbação hereditária que provoca deficiência de cobre. Os sintomas compreendem cabelo crespo, atraso mental, baixa concentração de cobre no sangue e incapacidade para sintetizar as enzimas que requerem cobre.

A deficiência de cobre produz cansaço e uma baixa concentração deste elemento no sangue. A diminuição do número de glóbulos vermelhos (anemia), de glóbulos brancos (leucopenia) e de um tipo de glóbulos brancos denominados neutrófilos (neutropenia), assim como do cálcio nos ossos (osteoporose), é freqüente. Também se produzem pequenas hemorragias puntiformes na pele e aneurismas arteriais.

A deficiência de cobre trata-se com suplementos do mineral durante várias semanas. Contudo, as pessoas com a síndrome de Menkes não respondem bem a estes suplementos.

FONTE: Manual Merck







 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech