Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Vírus do resfriado pode levar à obesidade

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 10/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.246



Vírus do resfriado pode levar à obesidade



Vírus do resfriado pode levar à obesidade, diz pesquisa.

O estudo indica que presença do vírus no corpo transforma células-tronco em células de gordura.

Um estudo feito por cientistas dos Estados Unidos revelou que um vírus que provoca o resfriado comum pode ter relação com casos de obesidade.

Na pesquisa, a equipe do centro de Pesquisa Biomédica Pennington da Universidade Estadual da Louisiana extraiu células-tronco de tecido adiposo, obtido em lipoaspirações, e colocou metade delas em contato com o adenovírus-36 - conhecido por causar resfriados e infecções nos olhos.

Depois que as células foram cultivadas por uma semana, a maioria das que foram expostas ao vírus tinham se transformado em células de gordura humana, enquanto aquelas que foram mantidas afastadas do adenovírus não tinham sofrido alterações.

A descoberta levanta a possibilidade de que um dia sejam desenvolvidos remédios ou mesmo vacinas contra a obesidade.

"Não estamos afirmando que um vírus é a única causa da obesidade, mas este estudo nos fornece provas mais convincentes de que alguns casos de obesidade podem envolver infecções virais", disse Magdalena Pasarica, que liderou a pesquisa.

"Nem todos os infectados vão desenvolver obesidade - nós gostaríamos de identificar os fatores de sustentação que geram a predisposição em alguns obesos de desenvolverem este vírus e, finalmente, encontrar uma forma de tratamento", acrescentou.

Até agora, a idéia de que um vírus pudesse ser um fator em alguns casos de obesidade humana não tinha muito apoio na comunidade científica, pois a maioria dos pesquisadores insistia que o aumento de peso era causado por uma dieta desequilibrada e pela falta de exercício.

As propriedades do adenovírus-36 foram investigadas por vários anos, com experiências com animais sugerindo que podia existir alguma ligação entre o vírus e as células de gordura.

Outra equipe de cientistas do Centro Pennington descobriu que o vírus tem um gene aparentemente responsável pelo acúmulo de gordura em animais.

No entanto, até agora os pesquisadores não sabem ao certo como o vírus causa esse efeito em humanos.

A pesquisa foi divulgada na conferência da Sociedade Americana de Química, em Boston.

FONTE: BBC Brasil







 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech