Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Uso de toxina botulínica tem momento adequado

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 11/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.010



Uso de toxina botulínica tem momento adequado

Popularizada como forma rápida e eficiente de rejuvenescimento e combate às rugas, a toxina botulínica, também conhecida como botox, tem outras aplicações terapêuticas que, na verdade, começaram a ser utilizadas muito antes daquelas voltadas à cosmiatria. A informação é do médico Reinaldo Tovo Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, que recomenda cautela a quem se encontra em tratamento de câncer e pretende buscar na toxina botulínica soluções de efeito estético.

Administrada na forma de injeção, a toxina botulínica atua nos músculos da região onde é injetada para diminuir a contração muscular. Por isso, essa substância é usada em diversas patologias que levam à contração muscular exacerbada ou sem controle. “Em pacientes que sofreram um acidente e que ficaram tetraplégicos, por exemplo, a toxina pode ser aplicada para reduzir a contração anal”, exemplifica Tovo. Outras aplicações podem ser voltadas para pacientes que tiveram paralisação das cordas vocais ou, ainda, para os casos de hiper-hidrose, que é o excesso de sudorese nas axilas, mãos e pés .

A toxina botulínica não é um tratamento definitivo, ou seja, ela tem atuação limitada a alguns meses e, depois desse período, precisa ser novamente administrada. Por isso, em pacientes com câncer que estão em tratamento, Tovo recomenda evitar a administração da substância durante os períodos mais críticos de combate à doença. “Embora não haja contra-indicação específica, durante a quimio e a radioterapia, é bom que o paciente evite a aplicação da toxina botulínica, que é em certo grau um tratamento agressivo, dependente do uso de injeções, e porque ele está com seu sistema imunológico deprimido, correndo maior risco de infecções”, explica o dermatologista.

Tovo aconselha, portanto, que quem precisar ou quiser fazer uso da toxina botulínica reserve a aplicação para antes do início do tratamento ou apenas após sua finalização e total recuperação.

FONTE: QUIMIORAL Laboratório Roche entrevista com o dermatologista Reinaldo Tovo Filho CRM SP 55136









 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech