Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Crenoterapia e a água mineral sulfurosa

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 12/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 2.479



Crenoterapia e a água mineral sulfurosa



A cidade de Poços de Caldas deve sua origem às fontes de águas sulfurosas.

Essas águas emergem através de fendas na rocha fonolítica. Essa rocha é recoberta por uma camada de conglomerado vulcânico, PUDINGA, de espessura variável, que na Fonte Pedro Botelho é de cerca de um metro. O Grupo Pedro Botelho e a Fonte dos Macacos distanciam-se de 574 metros. Conservam, a mesma composição química, o que indica provirem de uma mesma raiz subterrânea.

Todas as águas termais são alcalinas, mineralizadas, sulfurosas, sódicas, contendo gás sulfídrico. Denominam-se águas sulfurosas ou sulfuradas aquelas que quimicamente contém enxofre em quantidade superior à 1mgr/litro.

Suas principais características são:

1. Odor típico, caracterizado pela presença de ácido sulfídrico.

2. A untosidade proporcionada pela matéria orgânica nela contida.

3. A temperatura (a maioria são águas hipertermais).

Por serem águas mineromedicinais, são dotadas de propriedades específicas, e portanto, adequadas aos tratamentos de diversas enfermidades.

Formas de administração das águas sulfurosas

1. Administração por via oral ou hidropinicaca: é o procedimento pelo qual se ingere quantidades variáveis de água mineromedicinal, prévia avaliação médica, constituindo uma verdadeira atitude terapêutica.

2. Aplicação externa ou balneação: é a atitude pelo qual o indivíduo permanece imerso ou semi-imerso, e recebendo diretamente os efeitos das águas mineromedicinais.

3. Duchas gerais e locais: consiste na aplicação de um jato livre de água, de maior ou menor calibre e pressão cuja ação é puramente mecânica, sendo portanto um procedimento mais hidroterápico, que crenoterápico.

Exemplo típico, a ducha escocesa. Procedimento dos mais eficazes é a chamada DUCHA MASSAGEM, onde, com o paciente deitado, deixa-se cair sobre o mesmo água sulfurosa, enquanto dois massagistas trabalham, um a cada lado, adequadamente a cada região corporal.

4. Inaloterapia: constitui na aplicação direta dos vapores sulfurosos sobre as vias respiratórias superiores e inferiores. Sua ação reside na recuperação da mucosa respiratória por duas vias: boca e nariz, segundo a patologia seja de via aéreas inferiores (bronquite, laringetraquites, bronquiecatasias, asma, etc.) ou em via superiores (sinusite, adenosite, rinite, hipertróficas, etc.)

5. Irrigações: as águas sulfurosas podem ser aplicadas diretamente sobre regiões orgânicas acessíveis e podem classificar-se em:

a. Irrigação de fossas nasais.
b. Irrigação da boca e orofaringe.
c. Ducha retal ascendente.
d. Irrigação intravaginal ascendente (simples ou imersa).

6. Vaporização: consiste no ato de receber diretamente um jato de vapor sulfuroso sobre as zonas previamente delimitadas, atuando o mesmo, de maneira classificamente definida sobre patologias dermatológicas.

As indicações das águas sulfurosas são:

- Doenças reumáticas juvenil e de adulto

- Espondilite Anquilosante

- Esclerose Sistêmica Progressiva

- Osteoartroses e Espendiloartroses

- Febre Reumática não ativa

- Síndrome Microcristalinas (Gota e PseudoGota)

- Artropatias Infecciosas e Parainfecciosas em fase não aguda

- Esofagites

- Gastrites

- Úlceras

- Duodenites

- Bronquites Catarrais

- Asma Bronquica

- Bronquiectasias

- Laringotraqueites

- Faringites

- Adenoidites

- Rinites catarrais e hipertróficas

- Azena

- Eczema crônico

- Processos urticariformes

- Ezemátides circunscritos

- Liquen plano e hipertrófico

- Eczema seborréio

- Úlceras varicosas

- Psoríases

- Moléstias do Sistema Nervoso Central e Periférico

- Moléstias do Sistema Cardiovascular

- Afecções genitais e urinárias (altas e baixas)

- Doenças metabólicas e nutricionais



A MEGA 21 Rio de Janeiro RJ possui Tratamentos Médicos de Antienvelhecimento (Anti-Aging) direcionados para a longevidade com qualidade de vida física, psíquica, familiar, laborativa e social

Fonte: Poços na Rede
 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech