Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 263 Sono Ideal

Sono ideal

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 13/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 899



Sono ideal

Tudo bem, você já está convencido de que precisa ficar mais na cama. Mas o que é, afinal, o ideal nesse campo? "Sono bom é o sono restaurador", define o responsável pelo Laboratório do Sono do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor-HC-FMUSP), o médico Geraldo Lorenzi Filho. Essa meta difere de pessoa para pessoa, ou seja, não é todo mundo que precisa das famosas oito horas por dia. Alguns se contentam com seis e outros não funcionam se não ressonarem por dez horas.

Apesar das demandas do cotidiano, existem várias medidas que podemos incorporar facilmente para evitar a privação do sono. Em comum, todas partem do princípio que nosso ritmo e contato com recursos estimulantes deve ser diminuído à noite. Não temos um botão liga-desliga e, por isso, a transformação do estado de vigília para o de sono precisa ser gradual.

Acontece que não é apenas a quantidade de horas que determina o sono ideal, mas também a qualidade desse intervalo, destaca Lorenzi Filho. Embora haja cinco estágios de repouso, é durante o sono REM - do inglês, rapid eyes movement -,marcado pelos sonhos, que experimentamos o período mais restaurador. Essa fase ocorre de quatro a cinco vezes por noite e predomina no fim da madrugada. Ocorre que, se nos deitamos muito tarde e acordamos muito cedo, provavelmente nos privamos do nosso melhor momento de recomposição. Da mesma forma, quem tem o sono interrompido acaba não aproveitando tal estágio.



FONTE: Fleury







 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech