Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 328 Acth

ACTH

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 25/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.021



ACTH (código da AMB 4.07.12.04-4)



O que é o exame:
coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de ACTH (hormônio adreno-corticotrófico), hormônio produzido normalmente pela hipófise, que age na glândula adrenal.

Para que serve: diagnóstico de desordens do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, como doença de Cushing, doença de Addison, síndrome de secreção ectópica do ACTH (nas quais se encontra em níveis elevados), adenoma e carcinomas adrenais (nos quais se encontra reduzido). A dosagem dos níveis de ACTH é bastante útil para diferenciar insuficiência adrenal primária de secundária. Na insuficiência primária, são encontradas baixas concentrações de cortisol no sangue, com altos níveis de ACTH. Na insuficiência secundária, há redução da produção hipofisária de ACTH, com baixos valores de cortisol e ACTH.

Obs.: uma única dosagem de ACTH pode se encontrar dentro dos valores de referência em casos de doença de Cushing (produção excessiva de ACTH) ou deficiência limítrofe do hormônio.

Valor de referência: inferior a 46,0 picog/mL

Instruções para realização do exame: informar medicamentos em uso.

- O horário da coleta de sangue para dosagem de ACTH é importante, em virtude da variação circadiana (ao longo do dia) do hormônio.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996.

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.









 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech