Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 338 Androstenediona

Androstenediona

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 27/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.561



Androstenediona (código da AMB 4.07.12.07-9)



O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de androstenediona, hormônio esteróide androgênico produzido pelo córtex da supra-renal e gônadas, que é um precursor da síntese de testosterona e estrona.

Para que serve: a determinação dos níveis sangüíneos de androstenediona possui uma importante função na caracterização dos distúrbios da esteroidogênese, bem como na avaliação dos distúrbios da puberdade e da fertilidade. Auxilia no diagnóstico de síndrome de Cushing, hiperplasia adrenal congênita, síndrome dos ovários policísticos e hirsutismo idiopático, encontrando-se em níveis elevados. Na doença de Addison, encontra-se em valores reduzidos.

Valor de referência:

Pré-puberes (ambos os sexos): menor que 1,6 nanog/mL
Adultos: - Homens: 0,9 a 4,6 nanog/mL
Mulheres: 0,8 a 4,4 nanog/mL

Obs.: Os níveis de androstenediona variam ao longo do dia, atingindo concentração máxima pela manhã, e também possui uma variação cíclica durante o período menstrual, tornando-se mais alta ao redor do meio do ciclo. Além disso, os valores sangüíneos de androstenediona podem oscilar por vários motivos, podendo apresentar-se elevado em obesos, fumantes, pós-prandial, exercícios e gravidez e apresentar-se baixo em idosos, moléstias crônicas nas crianças com picos maiores na puberdade.



Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996.

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.







 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech