Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Angiotomografia de aorta - abdominal e torácica

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 27/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 4.153



Angiotomografia de aorta - abdominal e torácica (código da AMB 4.10.01.18-4 e 4.10.01.17-6)

 

O que é o exame: método de imagem que utiliza radiação emitida por um equipamento de tomografia computadorizada e um material de contraste com injeção intravenosa. Múltiplas imagens são detectadas por receptores, permitindo a visão da aorta abdominal e/ou torácica em vários níveis, após reconstrução em computador.

Para que serve: investigação de doenças da aorta abdominal e torácica, como estenoses, aneurismas e dissecções. O exame é muito sensível à presença de cálcio na parede arterial.

Instruções para a realização do exame: objetos metálicos devem ser removidos. O médico deve ser informado pelo paciente em caso de história de doença cardíaca, asma, diabetes, doença renal ou problemas tireoideanos, pois são condições que podem aumentar o riso de efeitos adversos do contraste. Mulheres devem informar a possibilidade de gravidez por se tratar de um exame que utiliza radiação.



Fonte: Radiological Society of North America, Inc. (RSNA) - HAAGA, John R. (John Robert). Tomografia computadorizada e ressonância magnética do corpo humano. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c1996. 2v.





 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech