Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 368 Colonoscopia

Colonoscopia

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 27/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 2.003



Colonoscopia (código da AMB 4.02.01.08-2)

O que é o exame: consiste na introdução de um tubo flexível, com cerca de 1 metro de comprimento e 1 cm de diâmetro, com uma câmera na ponta (endoscópio) pelo orifício anal. O cólon (intestino grosso) e o íleo terminal (final do intestino delgado) são então visualizados através de um monitor, e as imagens são fotografadas e gravadas em uma fita.

Para que serve: a colonoscopia pode ser realizada para obtenção de amostra de tecido para biópsia; para avaliar anemia não explicada; para avaliar presença não explicada de sangue nas fezes, diarréia persistente dor abdominal ou anormalidades (como pólipos) detectadas ao raio X; para determinar o tipo e extensão de doença inflamatória intestinal; e para acompanhamento de um achado prévio de pólipo, câncer de cólon, ou uma história familiar de câncer de cólon. Achados anormais que podem ser percebidos ao exame são: sangramento gastrointestinal, pólipos, tumores, doença inflamatória intestinal e diverticulose. Os pólipos podem ser removidos durante a colonoscopia.

Instruções para a realização do exame: na véspera do exame, a alimentação deve ser feita com dieta líqüida e deve-se usar um laxativo. No dia do exame, no hospital, o pacientes recebe um medicamento para limpeza intestinal.

- Os medicamentos em uso devem ser informados ao médico.

- Antes do exame, o paciente recebe, por via intravenosa, um sedativo e um analgésico para relaxar e tranqüilizar.

- O paciente deve assinar um termo de consentimento para realização do exame.

Riscos: são pequenos se a colonoscopia é realizada por um profissional experiente. As possíveis complicações incluem: perfuração intestinal, sangramento, reações adversas à medicação sedativa (problemas respiratórios ou hipotensão), infecção, náusea, vômito e irritação retal causada por medicação oral que faz a limpeza intestinal.

Fonte: Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health





 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech