Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 370 Coombs Indireto

Coombs indireto

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 27/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 2.862



Coombs indireto (código da AMB 4.03.04.88-4

 

O que é o exame: Coleta de sangue venoso para pesquisa, no soro, de imunoglobulinas IgG ou frações do complemento ligadas às hemácias.

Para que serve: Útil no pré-natal de gestantes com sangue Rh negativo para avaliar a possibilidade de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), na triagem de anemias hemolíticas e provas transfusionais.

- Em gestantes com sangue Rh negativo, a ausência de anticorpos anti-Rh no sangue resulta num resultado negativo no teste de Coombs indireto, estando indicado a repetição mensal do teste até o parto. A presença de um resultado positivo no teste traduz isoimunização (incompatibilidade Rh com o feto) e merece acompanhamento especializado durante todo o curso da gestação.

Valor de referência: Negativo

Instruções para a realização do exame: A paciente deve informar se está grávida, a idade gestacional, número de filhos e história patológica pregressa gestacional.

- Não é necessário jejum.



Fonte: Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini. - Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001. - Corrêa, Mário Dias; Melo, Victor Hugo de; Aguiar, Regina Amélia Lopes Pessoa de; Corrêa Júnior, Mário Dias. Noções práticas de obstetrícia. 13.ed. Belo Horizonte: Coopmed - Cooperativa Editora e de Cultura Médica LTDA, 2004. 915 p





 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech