Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Doppler de carótidas e vertebrais

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 27/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 9.521



Doppler de carótidas e vertebrais (código da AMB 4.09.01.36-0)

 

O que é o exame: É um método de imagem, que utiliza ultra-som para avaliar em tempo real a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro). Não utiliza radiação. O paciente fica deitado com o pescoço inclinado em direção oposta ao lado que será examinado. No local examinado, aplica-se um gel e move-se um transdutor, que capta imagens em cortes transversais e longitudinais.

Para que serve: Avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais. Alguns indicações para realização do exame são: ataque isquêmico transitório, sopros na região cervical, acidente vascular cerebral, acompanhamento de pacientes com estenose carotídea e acompanhamento após angioplastia carotídea e endarterectomia.

Instruções para a realização do exame: Nenhuma preparo é necessário.

Riscos: Não há riscos específicos do procedimento.



Fonte: Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health







 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech