Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 415 Histerossalpingografia

Histerossalpingografia

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 27/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 2.180



Histerossalpingografia (código da AMB 4.08.09.03-0)

 

O que é o exame: Consiste na injeção de um contraste radiológico por meio de um cateter no orifício externo do colo do útero e realização de radiografias.

Para que serve: Auxilia na identificação de problemas nas tubas uterinas e na cavidade uterina, que podem causar, por exemplo, infertilidade. Pode evidenciar alterações conseqüentes de miomas, curetagens uterinas, endometriose, doença inflamatória pélvica. É um exame que faz parte da avaliação de infertilidade.

Instruções para a realização do exame: Devido ao risco de infecção, são prescritos antibióticos antes e depois da realização do exame.

- Às vezes são usados sedativos para que a paciente relaxe durante o exame.

- O médico deve ser informado sobre reações alérgicas prévias a contrastes radiológicos.

- A histerossalpingografia não deve ser feita na presença de doença inflamatória pélvica, sangramento vaginal de origem desconhecida ou durante uma menstruação. Após o exame, a paciente deve informar ao médico sinais e sintomas de infecção, como corrimento vaginal, dor ou febre.

Riscos: Infecção do endométrio (endometrite) ou das tubas uterinas (salpingite), perfuração uterina ou reação alérgica ao meio de contraste.

 



Fonte: Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health - Radiological Society of North America, Inc. (RSNA)

 

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech