Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 435 Peptdeo C

Peptídeo C

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 27/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 852



Peptídeo C (código da AMB 4.07.12.39-7)



O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de peptídeo C, substância secretada em proporção equimolares com a insulina. É importante para a determinação da reserva de insulina endógena.

Para que serve: auxilia no diagnóstico diferencial de hipoglicemia, na classificação de diabetes mellitus, na verificação da função de células beta pancreáticas e no funcionamento dos transplantes de pâncreas.

- A meia-vida do peptídeo C no plasma é cerca de 5 vezes maior que a meia-vida da insulina, por isso o peptídeo C é um indicador mais estável da secreção de insulina. A dosagem desta substancia pode ainda ajudar na distinção entre insulina endógena e injetável.

Valor de referência: 1,1 a 5,0 ng/mL

Valores aumentados: os níveis de peptídeo C se encontram elevados em insulinomas e diabetes mellitus tipo 2, pacientes com insuficiência renal, hipopotassemia, gravidez e síndrome de Cushing.

Valores diminuídos: estão relacionado a pequena produção de insulina, podendo ocorrer no diabetes mellitus tipo 1, na administração exógena de insulina e em testes de supressão que envolvem substâncias como somatostatina.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

 



 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech