Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 438 Ppd Tuberculina

PPD – tuberculina

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 28/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 2.464



Tuberculina - PPD (código da AMB 4.03.07.63-8)

 

O que é o exame: teste que consiste na aplicação intradérmica, na face anterior do antebraço, de 0,1 mL de um derivado protéico purificado denominado tuberculina. Após 72 horas da aplicação é feita a medida do maior diâmetro transversal do nódulo palpável que se formou no local de infiltração da tuberculina.

Para que serve: avaliação da exposição ao bacilo causador de tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) e da resposta à vacina antituberculose (BCG). É importante ressaltar que um resultado positivo nunca deve ser considerado diagnóstico de tuberculose, sendo importante a avaliação de parâmetros clínicos, radiológicos e de história de contato com indivíduo portador de tuberculose.

Do mesmo modo, um resultado negativo não exclui totalmente a possibilidade de infecção pelo bacilo da tuberculose. Em formas graves de tuberculose (formas meníngea e miliar) e na tuberculose pleural, o PPD pode estar suprimido e retornar ao normal após início do tratamento.

Valor de referência: Diâmetro do nódulo

0 a 4 mm: Não reator – indivíduo não infectado pelo M. tuberculosis ou anérgico
5 a 9 mm: Reator fraco – indivíduo infectado pelo M. tuberculosis ou por outras micobactérias ou vacinado com BCG
Maior que 10 mm: Reator forte – indivíduos infectado pelo M. tuberculosis, doente ou não, ou vacinado com BCG.

 



Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini

 

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech