Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Tempo de coagulação e de retração do coágulo (Tempo de coagulação – código AMB: 4.03.04.58-2)

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 28/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.997



Tempo de coagulação e de retração do coágulo (Tempo de coagulação – código AMB: 4.03.04.58-2) / (Tempo de retração do coágulo – código AMB: 4.03.04.56-6)

 

Material a ser analisado: Sangue extraído da veia do braço.

Tempo gasto para obter os resultados: 5 a 10 minutos.

Finalidade: Determina o tempo, que o sangue recém extraído, demora em coagular. Avalia a via intrínseca da coagulação. Ao mesmo tempo avalia, de forma superficial: o fibrinogênio e o número e a qualidade das plaquetas. Além disso, serve para acompanhar os pacientes em uso de heparina, embora seja menos confiável que o tempo parcial de tromboplastina ativada.

Preparação prévia: Não é necessária.

Resultados:

Valores normais: Tempo de coagulação 5 a 15 minutos.Retração: inicia 1 hora após haver coagulado, observando se uma retração de 50%.

Valores anormais: Hiperfibrinogenemia, anemia, fibrinólise secundaria.

Tempo de coagulação prolongado: Deficiência de fatores da coagulação, presença de anticoagulantes.

Retração lenta ou incompleta do coágulo: Trombocitopenia. Tromboastenia.

Tempo necessário para obter os resultados: Várias horas de observação, para determinar: o tempo que o sangue demora em se coagular, o tempo que demora o coágulo em se retrair, e finalmente o tempo em que o plasma se separa totalmente do sangue.

Equipamento utilizado: Além de uma seringa e de uma agulha para a punção venosa, o médico ou técnico deverá contar com um cronômetro, e um recipiente para banho Maria, a 37 graus Cº.

Confiabilidade dos resultados: Boa.

Medicamentos que podem alterar os resultados:

Antibióticos (tetraciclinas)

Anticoagulantes

Corticoesteróides

 



 

Fonte: Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004 -- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996 - Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

 

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech