Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Ultra-sonografia (US) de abdome inferior masculino

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 28/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.617



Ultra-sonografia (US) de abdome inferior masculino (código da AMB 4.09.01.17-3)

O que é o exame: consiste na movimentação de um transdutor sobre o abdome inferior de uma paciente do sexo masculino recoberto por gel, havendo emissão e detecção de ondas de ultra-som que são transformadas em imagem e transmitidas em um monitor.

Para que serve: é um exame que permite a visualização da próstata, bexiga e vesículas seminais, podendo ser avaliado sua forma, ecogenicidade, tamanho e alterações presentes. Ainda mede o volume prostático e quantifica o resíduo pós-miccional. Auxilia detecção de doenças prostáticas em geral, aumento da próstata, crescimento anormal, presença de nódulos e câncer, além de poder ajudar no diagnóstico de infertilidade masculina.

Instruções para a realização do exame: deve-se ingerir 2 a 3 copos de líqüido uma hora antes para que a bexiga fique cheia. Não urinar antes do exame.

Riscos: não há riscos importantes relatados para o exame, não havendo utilização de radiação ionizante.

Fontes:-- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.

- Radiological Society of North America, Inc. (RSNA)









 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech