Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 470 Uretrografia

Uretrografia

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 28/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.954



Uretrografia (código da AMB para uretrocistografia de adulto: 4.08.07.05-3; e código da AMB para uretrocistografia de criança: 4.08.07.06-1)

O que é o exame: consiste na injeção de um meio de contraste radiopaco na uretra para obtenção de imagens radiográficas em diversas incidências.

A uretra pode ser visualizada radiologicamente por injeção retrógrada do contraste (pelo orifício externo da uretra) ou de forma anterógrada a partir de uma uretrocistografia miccional. Ainda pode ser obtida uma uretrografia anterógrada fazendo-se radiografias à medida que o paciente urina no final de uma urografia excretora, quando a bexiga é preenchida por meio de contraste.

Para que serve: em mulheres, pode auxiliar na detecção de divertículos que não são detectados pela cistoscopia; em homens, auxilia na detecção de divertículos, estenoses uretrais, cavidades de abscesso, fístulas e anormalidades da próstata.

A técnica anterógrada é exigida quando há suspeita de lesões da uretra posterior – por exemplo, válvulas de uretra posterior. A técnica retrógrada é mais útil para o exame de uretra anterior em homens (peniana). Riscos: envolvem o uso de contraste iodado, que são potencialmente tóxicos aos rins e podem causar reações alérgicas de intensidade variada, conforme a susceptibilidade de cada indivíduo.

 



Fonte:

- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.

- SMITH, Donald R. (Donald Ridgeway); TANAGHO, Emil A; MCANINCH, Jack W. Urologia geral de Smith. 16. ed. Barueri, SP: Manole, 2007 844 p.





 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech