Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 471 Urina

Urina

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 28/04/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

Visitas: 1.576



Urina (análise de rotina) (código AMB: 4.03.11.21-0)



Material a ser analisado: urina.

Tempo gasto para obter o material: 2 a 3 minutos.

Finalidade: descartar patologias em geral do sistema renal, afecções do trato urinário, acompanhamento da evolução do tratamento de afecções do trato urinário. O exame complementar compreende 3 etapas: uma análise física da urina, análise química quantitativa e qualitativa dos elementos anormais (pesquisa química) e sedimentoscopia (exame microscópico da urina).

Preparação prévia: Deve se coletar, preferencialmente, a primeira urina da manhã, em frasco limpo e estéril. É necessária uma higiene local adequada, prévia à coleta. A urina, para a realização do exame, não pode ultrapassar 4 horas da sua coleta.

Resultados:

Valores normais: Ausência de proteínas e glicose. Ausência de corpos cetônicos, escassas células epiteliais, densidade 1010 - 1025, urobilinogênio em pouca quantidade (traços).

Valores anormais: A presença de valores alterados indica que estudos mais aprofundados deverão ser realizados, e também devem ser relacionados com os resultados do exame clínico.

Tempo para obter os resultados: alguns minutos de trabalho no laboratório. Os resultados são obtidos por exame visual de tiras especiais de papel, análise química para proteínas, açúcar e cetonas, exame microscópico para visualizar células, cilindros e cristais.

Confiabilidade do exame: boa.

Fontes:

1 - Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

2 - A clinica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora, 1996

3 - Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

 



 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech