Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Sindrome de Zollinger-Ellison

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 07/10/2009 às 02:23:45 por Ferrucio Dall Aglio

Visitas: 1.531

 

 Zollinger-Ellison
 
ZES endo.jpg
Imagem via endoscópica de múltiplas úlceras pequenas no duodeno distal em um paciente com a síndrome de Zollinger-Ellison.

A síndrome de Zollinger-Ellison é uma doença caracterizada por hiperacidez gástrica devido à liberação aumentada dohormonio gastrina, que estimula a produção de acido cloridrico no estômago, por um tumor chamado gstrinoma. Os gastrinomas mais comumente localizam-se no duodeno ou no pâncreas. Não é uma causa a ser pensada em um primeiro episódio de úlcera péptica por sua baixaprevalência. As causas mais comuns de úlcera péptica são antiinflamatórios não esteroidais e infecção pela bactéria Helicobacter pylori.

 

   Sinais e Sintomas

 

   -Dor    - Hematêmese (vômitos com sangue)  - Anorexia   - Diarréia

    Diagnóstico

   O diagnóstico da síndrome de Zollinger-Ellison é feito por diversos exames laboratoriais e de imagem.

        Exames laboratoriais:

  • teste de estimulação da secretina, que mede os níveis de gastrina em resposta à secretina;
  • níveis de gastrina em jejum;
  • acidez antral.

   Tratamento

   Inibidores da bomba de prótons  Omeprazol e Lansoprazol e antagonistas do receptor H2 da histamina (como a cimetidina ou a ranitidina) são usados para diminuir a secreção ácida. Se possível, os tumores devem ser removidos cirurgicamente ou tratados com Quimeoterapia.

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech