Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 574 Doena de Parkinson 2

Doença de Parkinson 2

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 03/05/2010 às 14:18:28 por Flávio Sallem

Visitas: 1.054

Já discutimos anteriormente sobre generalidades da doença de Parkinson (DP). Mas há certas nuances nesta doença que passam desapercebidas aos olhos de quem não a conhece bem, e que são tão grandes e devastadores quanto a boca de um tubarão branco. São as manifestações não motoras da doença.

Isso mesmo, não motoras. Desde o princípio, em 1817, quando a doença foi pela primeira vez descrita, já se associava esta afecção a problemas muito além do tremor e da lentidão. E você, que é ou tem um paciente parkinsoniano em sua família, sabe bem disso! Problemas de sono, o paciente não dorme direito à noite, ou se bate como se estivesse socando ou chutando alguém, ou dorme demais durante o dia. Parece familiar? Ou que tal o olfato. Sabe-se que mais de 70% dos pacientes com DP apresentam, mesmo muito antes da doença começar, dificuldades com reconhecimento de alguns odores e gostos.

Muitos pacientes apresentam problemas de sudorese excessiva, ou babam muito (a famosa sialorreia). Caspa e seborreia são comuns. Constipação intestinal ocorre desde antes da doença começar, e se estende pelos anos afora. Dificuldades com a ereção em homens, ou a lubrificação vaginal em mulheres, urina solta, ou mais raramente presa, e tontura ao se levantar são sintomas mais comuns nas fases mais avançadas da doença.

Agora, muitos pacientes apresentam-se deprimidos, ou ansiosos, ou têm alucinações, especialmente quando em uso de várias medicações para a doença. Vários outros sintomas psiquiátricos ocorrem nesta afecção, e podem ser tratados. E sabe o que mais? Estes sintomas ditos não motores muitas vezes interferam mais nas atividades do dia-a-dia que os motores (tremor, lentidão, rigidez, alterações de marcha e equilíbrio).

Se você tem a DP, ou conhece quem tem, procure um neurologista, pois estes sintomas podem ser controlados ou de certa forma tratados para melhorar sua qualidade de vida.

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech