Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 688 Tratamento Da Diabetes

TRATAMENTO DA DIABETES

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 05/11/2010 às 20:43:33 por José Umbelino de Morais

Visitas: 705

 

Clínica Dr. José Umbelino

TRATAMENTO DA DIABETES

A Diabetes é uma doença onde o corpo humano não produz apropriadamente a insulina ou não consegue usá-la adequadamente para suprir as suas necessidades.  A insulina é o hormônio responsável em converter açucares (glicose) em energia necessária para a manutenção da vida.

Há dois tipos de Diabetes, o tipo I, quando o organismo não produz insulina, e o tipo II, quando o organismo produz pouca insulina, ou produz resistência à insulina, ocorre principalmente nos obesos e também de origem genética.

Os sintomas do paciente diabético são os seguintes: sede excessiva, aumento da vontade de urinar, cansaço, dificuldade na cicatrização, perda ou ganho de peso, etc.

         Na diabetes tipo I é necessário administrar insulina, a dosagem e a quantidade de aplicação dependem de cada caso. Já na diabetes tipo II, em alguns pacientes somente a prática de exercícios físicos e a dieta balanceada são necessários para controlar  os níveis de glicemia no sangue, entretanto em outros paciente é essencial administrar medicamentos, e para cada caso será utilizado um tipo específico de acordo com a avaliação médica.

O tratamento de qualquer paciente diabético, ou seja, tanto o tipo I como o II, está baseado em dois pontos fundamentais: o primeiro se refere a uma dieta balanceada de acordo com as particularidades de cada paciente, o objetivo é auxiliar o indivíduo a realizar mudanças em seus hábitos alimentares, contribuindo para a normalização da glicemia e fornecer as calorias suficientes para manutenção de um peso saudável.  A dieta deve incluir muita fibra, encontrada em frutas, legumes e grãos integrais, pois a fibra ajuda a reduzir ou retardar a absorção de açúcar no trato digestivo; eliminar a ingestão de gorduras e reduzir o consumo de carboidratos (açúcar e massas). Não podemos esquecer que crianças pequenas com diabetes, também precisam seguir uma dieta equilibrada de calorias, o suficiente para crescerem e se desenvolverem normalmente. 

É importante ressaltar que o médico ao fornecer a dieta ao paciente o faz com uma flexibilidade suficiente permitindo ao paciente diabético compartilhar das refeições regulares com a família, mas, ao mesmo tempo atendendo as suas necessidades especiais da dieta. O segundo e não menos importante tratamento, se refere à prática de atividades físicas, que deve incluir uma avaliação médica indicando ao paciente qual a mais adequada para o seu caso, recordando que os efeitos benéficos da atividade física ocorrem somente para quem se exercita com regularidade.

Quando o paciente diabético não respeita o tratamento podem ocorrer complicações graves, como: entupimento dos vasos sanguíneos causando infarto do coração ou isquemia cerebral; insuficiência renal e perda visual, podendo até ficar totalmente cego, etc.

         A saúde é uma conquista diária. O bom controle do paciente diabético evita as complicações e permite que ele tenha uma vida totalmente saudável desde que siga rigorosamente as orientações de seu médico endocrinologista.

 

Dr. José Umbelino de Morais

Clínica Geral, Endocrinologia e Medicina Estética.

Membro do Instituto Brasileiro de Ensino de Medicina Estética.

Avenida Brasil, 1818 = Uberlândia- MH

Fone  (34) 3232-7586 e 3212-1505

drumbelino@yahoo.com.br

www.drjoseumbelino.com

Clínica Dr. José Umbelino

 

 

 

    

    

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech