Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Constituições Homeopáticas

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 21/06/2014 às 11:04:48 por Paulo Eduardo de Paiva e Venturelli

Visitas: 1.005

Constituições Homeopáticas

 

Por definição em medicinaconstituições homeopáticas são condições morfofisiológicas que frequentemente apresentam correlações clínicas e fisiopatológicas com as diáteses mórbidas (miasmas) e que podem ser descritas por quatro estados constitucionais tradicionais, quais sejam, sulfúrico, carbônico, fosfórico e fluórico.

A importância de se conhecer as constituições homeopáticas está em um recurso extra à escolha do remédio mais semelhante, que passa a ser definido como o medicamento Simillimum.

Deste modo, quando se prescreve um determinado elemento químico, como o Sulphur, por exemplo, e se associa a outros elementos químicos com radicais sulfúricos, sulfurosos ou sulfurados, assim, de certo modo, essa prescrição se trata de um único remédio, o Sulphur, em diversas apresentações substanciais, o que isso obedece, de certa maneira, à prescrição do Simillimum, pelo princípio do remédio único, que neste caso passa a ser um "Simillimum complexo".

É importante ressaltar, entretanto, que a conceituação de constituição homeopática diz respeito aos estados morfofisiológicos e, deste modo, trata muito mais do aspecto orgânico dos indivíduos. Todavia, o principal aspecto para a escolha de um tratamento homeopático, em geral, é o estado mental e não a morfologia orgânica, isso porque a medicina homeopática trata da força (ou energia) vital dos indivíduos, sendo que a higidez mental é o melhor parâmetro para a avaliação da saúde dessa dinâmica de vitalidade, a qual pode também ser chamada de princípio vital.

1) Constituição Sulfúrica:

A biotipologia sulfúrica de Henri Bernard tem ligação inerente, mas não obrigatória, ao temperamento sanguíneo definido por Galeno, a partir do conceito humoral de Hipócrates, que é correlacionado ao “elemento ar”, ao miasma da Psora e ao folheto embrionário do ectoderma o qual foi descrito em termos somatotípicos por Willian Sheldon.

1.1) Morfofisiologia: Tipo carbonitrogenoide de Grauvogl.

1.2) Simillimum: Em geral oSulphur pode ser uma boa escolha.

1.3) Associações medicamentosas: Medicamentos com enxofre em sua composição (na composição de seu princípio ativo)... Antimonium crudum, Cadmium sulphuricum, Calcium sulphuricum, Hepar sulphuris, Kalium sulphuricum, Magnesium sulphuricum, Natrum sulphuricum, Niccolum sulphuricum e Sulphuris acidum, dentre outros.

1.4) Nosódio miasmático: Psorinum.

2) Constituição Carbônica:

A biotipologia carbônica de Antoine Nebel e Léon Vannier tem ligação preferencial, mas não obrigatória, ao temperamento hipocrático-galênico da linfa (linfático ou fleumático) correlacionado ao “elemento água”, ao miasma da Sicose (ou ao miasma do artritismo) e ao folheto embrionário do endoderma que foi descrito somatotipicamente por Sheldon.

2.1) Morfofisiologia: Tipo hidrogenoide de Grauvogl.

2.2) Simillimum: Em muitas das vezes o Carbo vegetabilis (ou um medicamento de origem vegetal) pode ser a opção, embora possa ser frequentemente correta a indicação do Carbo mineralis (Graphites) e do Carbo animalis.

2.3) Associações medicamentosas:

a) Medicamentos de radical carbônico (Ammonium carbonicum, Baryum carbonicum, Calcium carbonicum, Carbolicum acidum, Cerium oxalicum, Hepar sulphuris, Kalium carbonicum, Magnesium carbonicum e Natrum carbonicum, dentre outros).

b) Medicamentos vegetais (Aconitum napellus, Actea racemosa, Aloe socotrina, Anacardium orientale, Arnica montana, Belladona atropa, Bryonia alba, Cactus grandiflorus, Caladium seguinum, China officinalis, Cina marítima, Colocynthis, Conium maculatum, Drosera rotundifolia, Dulcamara flexuosa, Euphrasia officinalis, Gelsemium sempervirens, Hydrastis canadensis, Hyosciamus niger, Ignatia amara, Ipecacuanha, Iris versicolor, Lycopodium clavatum, Nux vomica, Pulsatilla nigricans, Rhus toxicodendron, Staphysagria e Thuya, dentre outros).

2.4) Nosódio miasmático: Medorrhinum.

3) Constituição Fosfórica:

A biotipologia fosfórica de Nebel e Vannier tem ligação inerente, mas não exclusiva e nem obrigatória, ao temperamento bilioso (colérico ou idealista) correlacionado ao “elemento fogo”, ao miasma tuberculínico e ao folheto embrionário do mesoblasto descrito Willian Sheldon.

3.1) Morfofisiologia: Tipo oxigenoide propriamente dito.

3.2) Simillimum: O remédio mais semelhante é muitas das vezes o Phosphorus.

3.3) Associações medicamentosas: Medicamentos cujo princípio ativo tem fósforo em sua composição química... Ammonium phosphoricum, Calcium phosphoricum, Ferrum phosphoricum, Kalium phosphoricum, Magnesium phosphoricum, Natrum phosphoricumPhosphoris acidum, dentre outros.

3.4) Nosódio miasmático: Tuberculinum.

4) Constituição Fluórica:

A biotipologia fluórica de Nebel e Vannier tem ligação frequente, mas não exclusiva e nem obrigatória, ao temperamento hipocrático-galênico nervoso (ou melancólico) que é correlacionado ao “elemento terra” (ou atrabiliar) bem como ao miasma luético e ao folheto embrionário do cordoblasto proposto homeopaticamente por Marcel Martiny.

4.1) Morfofisiologia: Tipo oxigenoide de Grauvogl.

4.2) Simillimum:

a) Os metais nobres devem ser aventados, com prioridade, na escolha do remédio mais semelhante (Argentum nitricum, Aurum metallicum, Cuprum metallicum, Mercurius vivus, Palladium, Platina e Stannum), dentre outros metais, tais como Alumina, Plumbum, Uranium e etc.

b) Outras opções interessantes de Simillimum são Metallum album, Selenium, Silicea terra, Tellurium e Radium bromatum, dentre outros.

4.3) Associações medicamentosas: Os metais nobres (e os metais em geral) podem estar associados entre si, mas os elementos químicos do grupo dos halogênios também podem aparecer isolados ou como radicais (principalmente bromo, cloro, flúor e iodo) a exemplo do Baryum iodatum, Calcium fluoricum, Calcium iodatum, Kalium bromatum, Kalium iodatum e Natrum muriaticum, dentre outros.

4.4) Nosódios miasmáticos: Syphilinum (Luesinum) e Carcinosinum.


Dr. Paulo Venturelli

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech