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Por que Tenho que Perder Peso?

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Postado em 08/03/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

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Por que tenho que perder Peso?



Muitas pessoas com diabetes tipo II têm excesso de peso e este é um fator agravante para a enfermidade. Se você não está certo de ter esse problema, pergunte ao seu médico. Ele pode lhe falar do "peso ideal" para a sua altura e aconselhar se você precisa emagrecer.
O excesso de peso sobrecarrega o seu corpo, faz perder a capacidade de utilizar a insulina e dificulta o controle da glicemia pelos medicamentos. Perder peso é um ótimo caminho para melhorar o seu diabetes.

A idéia de ter que perder peso pode causar certo desânimo. Você deve ter feito dietas sem sucesso ou perdido peso e recuperado logo em seguida.

Deixe estas más experiências para trás. Seu médico lhe mostrará como se alimentar com prazer mas de maneira saudável e você emagrecerá naturalmente. Não tente perder peso rapidamente ou seguir uma alimentação muito restrita.

Perder peso nem sempre é fácil, mas lembre-se:


• Você tem o apoio de seu médico e de sua nutricionista que o ajudarão e o encorajarão.

• Você não tem que perder peso rapidamente.

• Em cada quilo que você perder há uma melhora na pressão arterial, no perfil de gordura no sangue e no seu diabetes. Muito importante: não é necessário chegar ao peso ideal para obter esses benefícios.

O que é se alimentar de maneira saudável?



No passado, as pessoas com diabetes seguiam dietas rigorosas nas quais tudo o que elas ingeriam devia ser pesado e os alimentos contendo açúcar eram evitados. Atualmente, sabemos que é muito mais importante comer alimentos variados e saudáveis e cuidar para não ter excesso de peso.

Pensando nos Alimentos que você come



Alimentar-se bem não é difícil nem caro. Na verdade, a sua lista de compras semanais vai diminuir, mas você terá que pensar cuidadosamente no tipo de alimentos que vai comer. Comece fazendo uma lista de todos os alimentos e das bebidas que ingeriu ontem. Em seguida, liste os alimentos que você comeu de acordo com esta lista.

• Qual a quantidade de amido e alimentos essenciais que você comeu?
• Estes alimentos incluem pão, arroz, feijão e batata?

• Você comeu frutas frescas ou legumes?

• Que quantidade de alimentos ricos em proteínas você comeu? Estes incluem carne, ovos, peixes e feijão?

• Qual a quantidade de alimentos que você comeu que poderiam conter gorduras como manteiga, margarina, nata, óleo, carne gorda e queijos?

• Que quantidade de bebida alcoólica você bebeu?

• Você consumiu doces, alimentos e bebidas açucarados?

Muitos alimentos fazem parte de vários grupos alimentares. Por exemplo, o feijão é essencialmente um amido, mas também é rico em proteínas. Se você não tem certeza sobre o grupo de alguns alimentos, anote-os e pergunte ao seu médico ou a sua nutricionista.Porque comer bem é melhor para você

Agora que você está informado sobre os alimentos que consome, pode começar a melhorar seus hábitos alimentares.

Tente comer mais alimentos ricos em amido, frutas e legumes, um pouco menos de açúcar e reduzir a ingestão de gorduras. Cortar gordura, que é rica em calorias, representa um caminho fácil para controlar o seu peso. Isso vai melhorar o seu diabetes e diminuir, também, o risco de doença cardiovasculares.

Não é necessário comprar alimentos especiais para diabéticos. Eles são caros e muitos contêm mais gorduras que os alimentos normais. Não há problemas em comer um pouco de alimentos "não saudáveis". Se você ocasionalmente quiser um pequeno chocolate ou sorvete pode comê-los.

É melhor fazer as refeições de maneira regular, mas isto pode não ser possível para pessoas com determinados empregos ou por razões religiosas, como o jejum durante o Ramadan. Se você precisa jejuar, converse com seu médico, que o ajudará a evitar que a glicemia desça muito.

Sete Passos para se Alimentar de Maneira Saudável



Este plano vai ajudá-lo a se alimentar melhor.



O primeiro passo -Evitar gordura visível.


• Corte a gordura visível da carne e remova a pele da galinha antes de cozinhá-la.

• Retire a gordura do molho da carne cozida.

• Deixe a manteiga ou a margarina na geladeira e coloque uma camada bem fina. Melhor ainda, não use nada!

• Grelhar ou assar os alimentos em vez de fritá-los.

• Frite os alimentos em uma quantidade mínima de gordura.

Segundo passo - Evitar a gordura invisível

• Mudar do leite integral para o desnatado.

• Experimentar queijos magros e frescos.

• Evitar produtos derivados de carne ricos em gordura como salame, salsichas e patês.

Terceiro Passo - Satisfazer-se com amidos

Comer alimentos ricos em amidos sacia a fome. Eles são baratos e constituem uma boa fonte de fibras. Você deve ter cerca de 10-15 porções de alimentos ricos em amido; cada exemplo abaixo conta como uma porção.


• Um pãozinho ou uma grande fatia de pão.

• Batatas cozidas ou assadas ou inhame.

• Uma tigela de cereais (escolha um simples, tipo refeição completa).

• Uma porção de arroz cozido.

• Meia xícara de massa cozida, como espaguete.

• Meia xícara de ervilhas, feijão ou lentilhas.

Quarto passo - Coma cinco frutas ou legumes por dia


Cinco porções de legumes, saladas ou frutas ao dia lhe fornecerão sua quota de nutrientes e fibras.

Quinto passo - Livre-se do açúcar



• Corte o açúcar do café e do chá

• Coma uma fruta na sobremesa.

• Prefira frutas conservadas em suco e não em calda.

• Diminua pela metade a quantidade de bolos e biscoitos que você come.

• Tente diminuir pela metade a quantidade de açúcar que utiliza nas receitas.

Sexto passo - Coma alimentos protéicos


Você necessita de duas porções de alimentos protéicos ao dia, como carnes, peixes, ovos, nozes, lentilhas, feijão e ervilhas. As nozes podem fazer engordar, logo 30g é o bastante para uma porção. Substituir a carne por feijão vai lhe dar menos gordura e mais fibras.

Sétimo passo - Beber menos álcool


Você não tem de desistir porque tem diabetes, mas consumir dentro de um limite sensato. Isto é, cerca de 2 unidades ao dia, mas o melhor é beber muito menos. Uma unidade de álcool é aproximadamente 200ml de cerveja, 100ml de vinho ou uma dose de outras bebidas alcoólicas.

O álcool pode interferir com os seus medicamentos e diminuir os níveis de glicemia, por isso é importante comer algo quando estiver bebendo, como por exemplo uma porção de biscoitos. Mas cuidado, o álcool pode favorecer o ganho de peso.




FONTE:Extraído do folheto "Diabetes: o que Isto Significa para Você", publicado pelo Grupo de Pesquisas Servier.

 
 
 
 
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