Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Você está em: Inicial >> Artigo >> 704 Autobronzeador

Autobronzeador

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 24/12/2010 às 21:06:31 por Leonardo Ferreira

Visitas: 953

 

Litoral, interior, praia ou piscina. Não importa onde você irá tomar sol, no verão, os cuidados com a pele devem aumentar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), durante a estação estamos mais suscetíveis aos raios ultravioleta UVA e UVB - principais agentes do câncer de pele.

Uma alternativa para não chegar à praia no estilo branco total são as loções autobronzeadoras, que são corantes para a pele, e podem ser indicados como uma opção segura de bronzeamento. Esses produtos contêm a dihidroxiacetona (DHA) como ingrediente ativo, a qual produz uma coloração temporária na pele.

Embora não sejam tóxicos, antes de começar a usar um autobronzeador, é importante fazer um teste numa área pequena e escondida do corpo, como a parte interna da coxa, para se certificar de que você não é sensível ao produto.

Para que não haja manchas e a cor fique igual em todo o corpo, a pele precisa estar bem seca, de preferência esfoliada, depilada e sem machucados. A cor dura de três a dez dias, no caso de produtos com alta concentração.

O autobronzeador pode ser aplicado antes de tomar sol, mas ele não substitui o protetor solar.

Uma opção é passar o autobronzeador à noite, antes de dormir.

É preciso deixar secar de duas a três horas para colocar roupa, tomar banho ou praticar exercícios.

Os autobronzeadores podem ser manipulados de acordo com o tipo de pele do paciente, sob prescrição médica. Muito comum no Brasil é o uso de bronzeadores caseiros, os quais empregam substâncias como folha de figueira e outros extratos. Estes produtos devem ser evitados a todo custo, pois muitas vezes são causa de queimaduras importantes, por vezes fatais.

 

 

Dr. Leonardo Ferreira é médico, professor de dermatologia do curso de Medicina da Unesc em Colatina/ES e Mestrando em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília-DF. É diretor técnico da Clínica Medi Laser, em São Mateus-ES.

 

 www.lfdermatologia.com

www.medilaser.com.br

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech