Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 



Cuidados com a Pele Negra

 Feed RSS de Artigos Feed RSS
 
Postado em 24/12/2010 às 21:08:14 por Leonardo Ferreira

Visitas: 751

 

 

Uma característica que diferencia a epiderme de peles negra e clara é o conteúdo de melanina da pele preta que confere FPS em torno de 30. Entretanto, a pele negra apresenta propensão a formar manchas esbranquiçadas, que podem ocorrer pela exposição excessiva ao sol. Além disso, após a exposição ao sol, a pele negra apresenta como mecanismo de defesa um engrossamento da camada córnea, tornando-a áspera e ressecada. Portanto, é indicado o uso de um fotoprotetor com FPS de, no mínimo, 15 e livre de PABA. Se a pele for oleosa ou mista, é indicado o uso de um produto em gel ou livre de óleo. Já no caso da pele seca, a loção cremosa é mais apropriada.

Com relação aos efeitos da radiação solar sobre a pele negra, há maior susceptibilidade a reações de fotossensibilidade a drogas e a reações fototóxicas.

A hidratação é muito importante para a pele negra, pois o ressecamento excessivo proporciona uma tonalidade acinzentada à pele, além de favorecer o aparecimento de lesões esbranquiçadas na face. Desse modo, a hidratação regular é essencial para restabelecer a umidade natural da pele e, assim, a sua tonalidade. Além disso, ela amacia e aumenta a elasticidade da pele. Como na pele negra há uma maior secreção de ácidos graxos, não há necessidade de se utilizar produtos oleosos.

 

 

Dr. Leonardo Ferreira é médico, professor de dermatologia do curso de Medicina da Unesc em Colatina/ES e Mestrando em Gerontologia pela UniversidadeCatólica de Brasília-DF. É diretor técnico da Clínica Medi Laser, em São Mateus-ES.

 

 www.lfdermatologia.com

www.medilaser.com.br

 
 
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - Empório High-Tech