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Zinco

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Postado em 11/03/2009 às 10:00:00 por Carlos de Carvalho

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Zinco



A deficiência deste mineral diminui a força e a resistência do músculo. Zinco é um elemento anabólico que recupera fibras rompidas no tecido muscular e promove um aumento muscular. Zinco também tem efeito semelhante ao da insulina, que aumenta naturalmente os níveis IGF-1, de GH (hormônio do crescimento) e da testosterona. Além de que muitas das enzimas que previnem o aumento do ácido láctico (o ácido da fadiga) requerem zinco.

O zinco é conhecido há muito tempo como essencial para os microrganismos, mas a compreensão da deficiência humana é relativamente recente.

De 2 a 3g desse mineral são encontradas no organismo de um adulto, com as maiores concentrações no fígado, pâncreas, rins, ossos e músculos voluntários.

Outros tecidos com altas concentrações são partes dos olhos, glândula prostática, espermatozóides, pele, cabelos e unhas.

O zinco participa de ções na síntese ou degradação de carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos. Também está envolvido nos processos de transporte, função imune e expressão da informação genética.

Deficiência de zinco: Excessode zinco:
Retardo no crescimento, atraso na maturação sexual, hipogonadismo, anemia suave, acuidade diminuída do paladar, alopecia, lesões na pele, acrodermatite enteropática, imunodeficiências. Anemia, febre e distúrbios do sistema nervoso central, em pacientes sofrendo hemodiálise.


Fontes:

O zinco é distribuído por todo o reino vegetal e animal em abundância em segundo lugar em relação ao ferro. Algumas das principais fontes desse mineral são: carnes bovinas, peixes, aves, leite e derivados, ostras, mariscos, cereais, nozes e feijão.

Recomendações nutricionais diárias de zinco:


  Idade mg/dia
Crianças 0 a 6 meses 2
7 a 12 meses 3
Lactentes 1 a 3 anos 3
4 a 8 anos 5
Homens 9 a 13 anos 8
14 a 70 anos 11
> 70 anos 11
Mulheres 9 a 13 anos 8
14 a 18 anos 9
19 a 70 anos 8
> 70 anos 8
Gravidez < 18 anos 12
Gravidez 19 a 50 anos 11
Lactação <18 anos 14
Lactação 19 a 50 anos 12


Fonte: Dietary Reference Intakes: Recommended Intakes for Individuals Elements, Food and Nutrition Board, Institute of Medicine, National Academies, 2004B>Teor de zinco em alguns alimentos (100g):

Fonte

mg

Carne bovina magra 1,70
Fígado Frito 5,50
Aveia 0,5
Peru assado 3,1
Carne de porco assada 2,00
Farinha de soja sem gordura 2,50
Leite de vaca desnatado 0.37
Fígado bovino 2,00
Carne bovina moída 5,00
Ostras cruas do pacífico 16,6
Carne de coelho 1,70
Frango Assado 2,10
Amêndoa 2,92
Arroz 0,60
Salmão assado 0,50
Espinafre fresco 5,3
Cenoura 0,07
Abacaxi 0,25
Banana 0,13
Alcachofra 0,50
Agrião cozido 0,74
Maçã 0,04
Alface manteiga 0,25


 

Fontes Consultadas:
Vitamins in Human Health and Disease, T.K. Basu, J.W.Dickerson, CAB International, 1996. - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia, L. Kathleen Maban, Sylvia Escott-Stump, Ed. Roca, 1998 - Tabela e Composição Química dos Alimentos, Guilherme Franco, Ed. Atheneu, 1999.


 
 
 
 
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