Cadastro Médico
 
Dr(a).  expandir >

 
 


Você está em: Inicial >> Especialidade >> 53 Cirurgia de Cabeca E Pescoco

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

 Feed RSS de Especialidades Feed RSS
 
Informação

Informação



Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Visitas: 3.981

Sociedade: Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Site: http://www.sbccp.org.br/

Descrição: A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi normatizada em 1957 pelo Dr. Hayes Martin no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York editando o primeiro livro da área: TUMORS OF THE HEAD AND NECK e logo criando a Society of Head and Neck Surgeons, a primeira sociedade médica da especialidade. Dois hospitais principais na América foram responsáveis pela criação da especialidade: o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova York e o M.D. Anderson Cancer Center da Universidade do Texas em Houston. A Society of Head and Neck Surgeons pode ser considerada como a maior tendo cerca de 400 membros americanos. Atualmente vários serviços de cirurgia de cabeça e pescoço se espalham pelo Estados Unidos da América e vários livros foram publicados.

No Brasil nomes como Jorge Marsillac, Ataliba Belizzi e Victor Araújo Lima, no Rio de Janeiro, e Jorge Fairbanks Barbosa, Anísio da Costa Toledo e Josias de Andrade Sobrinho, em São Paulo, impulsionaram a normatização da especialidade e junto com outros especialistas mais jovens criaram a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

No Rio de Janeiro, primeiro Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi o do Instituto Nacional de Câncer, sendo seguido pelo Hospital de Ipanema e do IASERJ.

Em São Paulo, os primeiros serviços criados foram da Fundação Antônio Prudente e do Hospital de Clínicas da USP, sendo seguidos pelo Hospital Heliópolis. No estado de São Paulo, atualmente existem vários serviços de cirurgia de cabeça e pescoço.

Histórico da Sociedade

RESUMO HISTÓRICO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

Detalhes podem ser encontrados na Revista Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Vol. 17 nº 1 de 1993.

Fundação

Fundada em 08 de dezembro de 1967 em São Paulo, na sede da Associação Paulista de Medicina, com votação do I Estatuto, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 26/06/68.

Oficialização

1. Em junho de 1979 foi criada a Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
2. Em 02 de julho de 1980 foi reconhecida como especialidade pela Associação Médica Brasileira.
3. Em 03 de março de 1982, foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina , pela resolução 1078/82, publicada no DOU de 23/03/82.
4. No final de 1981 foi legalizada junto aos poderes públicos municipal, estadual, e federal.
5. Em 27/09/82 foi instituído o Programa de Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, passando a ser reconhecida a especialidade em termos de Residência Médica pelo ofício CNRM 967/82, com base no 3º das Resoluções CNRM 01/81 e 03/82.
6. EM 14/09/83 foi realizado o primeiro concurso para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
7. Em 27/03/85 foi constituído o Estatuto para Fundação das Regionais da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço com personalidade jurídica própria.

Título de Especialista

Outorgado pela primeira vez em 21/09/1982, através de convênio com a Associação Médica Brasileira, tendo a primeira banca sido formada pelos doutores: Abrão Rapoport, Anísio Costa Toledo, Anói Castro Cordeiro e Josiasde Andrade Sobrinho. Hoje temos 300 portadores de título de especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, reconhecidos por convênio entre o CFM, AMB, e CNRM.

SEDE

Até sua instalação atual em SEDE PRÓPRIA, à Rua Rocha 440, S. Paulo, a Sociedade esteve instalada em vários locais. Em janeiro de 1968 no Instituto Central do Hospital A. C. Camargo da Fundação Antônio Prudente, onde ficou até fevereiro de 1978, de onde foi desalojada por determinação do Conselho Médico do Instituto Central do Hospital, indo ao Instituto Oscar Freire da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, junto com a Academia Paulista de Medicina. A sala foi solicitada pelo Instituto e em maio de 1992 foi transferida a instalação para o Anexo das Especialidades na Associação Médica Brasileira. Novamente a sala foi solicitada em Dezembro de 1995, e em maio de 1997, foi efetuada a compra da sede própria, com recursos angariados junto aos membros da Sociedade.

A necessidade de comunicação levou à inadiável aquisição de linha telefônica, fax e computador, bem como à estruturação com secretária presente em tempo integral, bem como à contratação de escritório de contabilidade, para bem cuidar dos interesses de todos os membros.
Finalmente chegamos à nossa "Home Page" na Internet em outubro de 1997.


TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO
FORMAÇÃO: 2 anos
CNRM: Programa de Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço
AMB: Concurso Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço
 
 
Cadastro Médico ® Todos os Direitos Reservados - Mapa do Site - Publicidade - Feeds RSS - Política de Privacidade - MelhorWeb Tecnologia